sexta-feira, 17 de abril de 2009

BACIAS SEDIMENTARES E GEOMORFOLOGIA: REFLEXÕES BÁSICAS

1. INTRODUÇÃO
Prof. Luiz Jorge B. Dias
Geógrafo - MSc. Sustentabilidade de Ecossistemas
Professor de Geografia Física - UEMA\CESI\DHG


A configuração geomorfológica de uma região é uma das parcelas mais notáveis do elemento paisagem e deve ser compreendida, num primeiro momento, em função de sua estruturação litológica e estratigráfica (geologia). Em um segundo momento, necessita-se analisar a estrutura superficial da paisagem, representadas pelos solos, cobertura vegetal, clima, hidrografia e ações humanas. À superposição destes elementos denomina-se de domínio de paisagem, desenvolvidos segundo uma história geológica (compreendendo fatos locais, regionais e globais) e outra social, as quais devem ser elencadas em função de planejamentos regionais de caráter integral.

Ross (2003, p. 26-27) ressalta que os conceitos que melhor fazem compreender o modelado terrestre, ou os fatos geomorfológicos, são os de morfoestrutura e morfoescultura, os quais foram propostos por Mescherikov e Gerasimov, na Rússia (entre as décadas de 1940 e 1970). O primeiro conceito diz respeito à estrutura mórfica e geológica do terreno, geralmente referenciando-se a embasamentos estruturais (cristalinos e/ou sedimentares). Ademais, segundo a mesma referência, as plataformas (regiões cratônicas), as cadeias orogenéticas (sejam os maciços antigos ou modernos) e as bacias sedimentares (ou seja, áreas de diferentes idades e composições litoestratigráficas) são classificados como exemplos bem práticos de tais domínios geológicos. Ou seja, é impossível se analisar o relevo sem que haja uma inter-relação entre os fatos geomorfológicos e as ações geológicas e climáticas nele atuantes.

Outrossim, Ross (2001, p. 33-35) considera esse elemento analítico e seus respectivos domínios pela denominação de “macroformas estruturais”, que condiz com a sua classificação, suas formas e disposições, o que entra em consonância com as propostas de Ab’Sáber (2001), ao retratar a necessidade de se conceber estudos integrados de megageomorfologia, ou seja, reconhecer integralmente os caracteres intrínsecos do modelado terrestre em determinadas porções territoriais, sejam elas de pequenas, médias ou grandes extensões territoriais.

Embora haja uma diversidade de propostas analíticas expostas nos parágrafos precedentes, o presente trabalho se preocupará em desenvolver concepções acerca das bacias sedimentares, que são domínios geológico-geomorfológicos que sofrem mais significativamente com os eventos de remodelagem sucessivas de sua modelagem superficial, haja vista sua constituição litológica e petrogenética são mais susceptíveis a retrabalhamentos da e sobre a estrutura superficial da paisagem (AB’SÁBER, 1971). Este trabalho ateve-se às pesquisas bibliográficas, uma vez que ele é de caráter explicativo-conceitual do que de fato são as bacias sedimentares.


2. MATERIAL E MÉTODOS

Nesta pesquisa foi utilizado diversas orientações bibliográficas, de autores da área, apresentação de seminário sobre a morfoestrutura das Bacias Sedimentares e aulas expositivas, que muito colaborou na organização deste.


3.RESULTADOS E DISCURSÕES

Segundo Guerra e Guerra (2003, p. 77), bacia sedimentar é uma “[...] depressão enchida com detritos carregados das áreas adjacentes [...]”. Embora seja este um conceito estabelecido como um consenso no meio acadêmico, convém aqui ressaltar a sua superficialidade técnica e temática.

De fato, tal configuração geológica é uma área deprimida, tamponada com sedimentos provenientes de áreas-fonte diferenciadas. No entanto, deve-se considerar que toda e qualquer depressão existente na porção superficial da crosta terrestre pode ser considerada geologicamente como uma bacia, sendo passível de tamponamento por clastos oriundos de espaços mais elevados, próximos ou não da área de deposição.

Em outros termos, a bacia é um lugar de deposição por ser o nivelamento de base de uma região. E é justamente neste quesito que se deve nortear melhor o conceito de bacia sedimentar, uma vez que ele não é circunscrito a um conceito generalista, mas tal morfoestrutura é abrangente, tanto no que tange à sua escala temporal (já que ela é formada pela deposição continuada de sedimentos ao longo das eras, períodos e épocas geológicas), quanto no que diz respeito às suas dimensões espaciais (haja vista abranger grandes áreas).

A gênese das bacias sedimentares é relacionada a eventos tectônicos de abatimento da superfície terrestre, criando áreas rebaixadas (geossinclinais) que sofrerão a posteriori efeitos da subsidência de sedimentos carreados do continente para áreas marginais, que, com a ação conjunta de forçantes físicas, como pressão, temperatura e reagrupamento de minerais, litificam, ou seja, enrijecem os sedimentos, que são naturalmente selecionados, segundo a sua granulometria. Daí surgem as rochas sedimentares, que necessitam de milhões de anos para de fato se constituírem.

Na verdade, as bacias sedimentares são grandes “pacotes” rochosos, onde suas principais colunas estratigráficas são dominadas por arenitos, siltitos, argilitos, folhelhos, conglomerados; além de rochas formadas pela deposição de agrupamentos de seres vivos, como são os casos dos fósseis, do carvão vegetal e do petróleo.

Convém mencionar que a partir da disposição de uma coluna litoestratigráfica em qualquer que seja a bacia sedimentar, consegue-se inferir como eram os ambientes daquele lugar nos tempos anteriores ao atual. Movimentos do nível do mar, glaciações, estabelecimento de estuários, deltas, plataforma continental (interna e/ou externa), praias, áreas de manguezais, ambientes fluviais e/ou lacustres, dentre outros (MENDES, 1984). Ainda se consideram os fósseis como testemunhos evolutivos da distribuição dos organismos ao longo da superfície terrestre.

As formas de relevo, ou fatos geomorfológicos, são produtos das interações existentes entre os fatores estruturais (internos ou endógenos) e esculturais (externos ou exógenos) As macroformas estruturais se relacionam, pois, ao aspecto escultural do relevo, ou seja, à “disposição” que determinada região (ou província geológica, em função de suas formações e configurações litológicas) tem de se modelar conforme os domínios climáticos locais ou regionais, gerando formas diferenciadas, em diferentes áreas de cobertura climática, isto, obviamente, através do tempo geológico (PENTEADO, 1983).

O conceito de domínios morfoclimáticos dá ênfase maior a tal concepção analítica, a morfoescultura, já que este trabalha a ação do clima sobre o relevo, seu processo de desgaste, intemperização, erosão e deposição sedimentar. Em outros termos, "[...] O conceito de morfoescultura volta-se, portanto, às feições do relevo produzidas ma terra pela ação dos climas atuais e pretéritos e que deixam marcas na superfície do terreno, específicas de cada processo dominante. (...) Isso significa que sobre uma determinada morfoestrutura pode-se encontrar uma ou mais unidades morfoesculturais, ou, ao contrário, em duas ou mais unidades morfoestruturais pode-se encontrar apenas uma unidade morfoescultural [...]" (ROSS, 2003, p. 40).


As principais formas de relevo existentes em domínios de bacias sedimentares são: planícies flúvio-marinhas; planícies flúvio-lacustres; tabuleiros (chapadas) e cuestas (nas superfícies de contato de bacias com crátons), cada qual com suas especificidades, características e estruturas litoestratigráficas.


4. CONCLUSÃO

O processo de morfodinâmica (dinâmica do modelado geomorfológico) de paisagens em função de denudações de terrenos e seus conseqüentes processos de morfogênese (origem das formas) e pedogênese (origem de tipos diferenciados de solos) tendem a ser mais significativos em regiões intertropicais, principalmente úmidas e superúmidas; no entanto, há de se ressaltar que, para efeitos de uma abordagem compreensiva e integral sobre o modelado em domínios climáticos diferenciados, deve-se concatenar tanto elementos de ordem morfoesculturais, quanto morfoestruturais.


REFERÊNCIAS

______. Organização natural das paisagens inter e subtropicais brasileiras. In: FERRI, Mário Guimarães (org.). III Simpósio sobre o cerrado. São Paulo: Edgard Blücher / EDUSP, 1971. p. 1-14.

______. Megageomorfologia do território brasileiro. In: CUNHA, Sandra Baptista da; GUERRA, Antonio José Teixeira Guerra (org.). Geomorfologia do Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. p. 71-106.

GUERRA, Antonio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 648 p. il.

MENDES, Josué Camargo. Elementos de estratigrafia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1984. 566 p.

PENTEADO, Margarida Maria. Fundamentos de geomorfologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1983. 185 p.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Fundamentos da geografia da natureza. In: _______(org.). Geografia do Brasil. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2001. p. 15-65.

______. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2003. 85 p.

2 comentários:

  1. Muito interessante o texto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Professor Luís Jorge parabéns,pelo conteúdo está excelente e véio contribuir e muito para o meu entendimento.

    ResponderExcluir