quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SAFÁRI EM BENEDITO LEITE (MA)

Texto Extraído do Blog do Décio Sá: http://www.blogdodecio.com.br/. Acesso em: 04/08/2010.

Um fazendeiro que mora em Floriano (PI) e possui área de 5 mil hectares numa região de chapada no povoado Cocos, em Benedito Leite (distante 670 km de São Luís), estaria permitindo a caça profissional no local.

Leitores do blog na região contam que os caçadores exibem os animais como troféus. Foram vistos de só uma vez semana passada, mortos no meio do mato, aproximadamente 15 veados catingueiros, 45 cotias, 3 onças pardas, 30 pacas, vários tatus e 50 macacos pregos. A disputa entre os praticantes do “esporte” é saber quem mata o maior número de animais silvestres.

Os moradores afirmam ainda que muita madeira vem sendo retirada da propriedade, denominada Fazenda Curral dos Cavalos. Todos os dias caminhões deixam a propriedade carregados de ipê, cedro, sucupira, jatobá e angelim.

O safári virou moda no Brasil. O Fantástico exibiu reportagem no último domingo denunciando esse crime contra a natureza (veja aqui). O programa mostrou caçadores profissional matando animais no Pantanal Matogrossense.

As denúncias feitas pelos moradores ao blog foram motivadas justamente por causa dessa matéria. Pelo que relatam os denunciantes, o caso em Benedito Leite é tão ou mais grave do que vem ocorrendo em Mato Grosso do Sul.

Com palavra o Ibama, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e a Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário