quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Reserva de gás no Maranhão é uma das maiores do mundo

Do Portal "Imirante.com"

Reserva, descoberta hoje, em Capinzal do Norte, corresponde a 40% do existente na Bolívia.

SÃO LUÍS - Confirmada, nessa quarta-feira (11), por meio de pesquisa, a existência de gás natural no município de Capinzal do Norte, a 260 km da capital, São Luís, na seção devoniana do poço 1-OGX-16-MA, no bloco PN-T-68, na bacia terrestre do Parnaíba. A reserva, segundo informações da empresa MPX Energia, seria uma das maiores do mundo. A OGX Maranhão, sociedade formada entre MPX Energia (33,3%) e OGX (66,6%), é a operadora e detém 70% de participação neste bloco. A reserva descoberta no município maranhense corresponde a 40% do existente na Bolívia, país considerado o maior produtor de gás natural do mundo.

"Esta descoberta abre uma nova fronteira exploratória em uma bacia terrestre, fato que não ocorria há aproximadamente duas décadas no Brasil. Convém também ressaltar que a campanha exploratória, iniciada em outubro de 2009, está sendo conduzida por companhias brasileiras, obtendo importantes resultados em tempo recorde", comentou o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça.
Após perfurar os primeiros 10 metros da seção devoniana com expressivos indícios de gás, à profundidade de 1.654 metros, a OGX Maranhão decidiu realizar um teste de formação. O poço foi aberto para fluxo às 5h30 de hoje e após 10 minutos de abertura, constatou-se a presença de gás na superfície e, às 6h, o poço estava com 1.900 psi de pressão, sendo, em seguida, fechado para estática. No segundo fluxo, iniciado às 8h, foi alinhado para o queimador, apresentando uma chama de aproximadamente 15 metros.
Com os dados sísmicos adquiridos até o momento, já foram mapeados em torno de 20 novos prospectos, sendo cinco deles situados no trend desta descoberta, sinalizando para o altíssimo potencial desta região da bacia, na qual a OGX Maranhão detém 7 blocos, totalizando 21.000 km². A perfuração do poço OGX-16, prospecto demonimado Califórnia, continua em andamento até a profundidade total estimada de 3.450 metros em buscas de novos objetivos exploratórios.
O poço OGX-16, localizado no bloco PN-T-68, situa-se a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Maranhão. A sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, iniciou as atividades de perfuração no dia 5 de julho de 2010.

O Complexo de Geração Térmica do Parnaíba, uma parceria 70/30 entre a MPX e a Petra Energia, o qual já possui licença prévia para a instalação de usinas a gás natural que, somadas, podem chegar a 1.863 MW, utilizará o gás natural a ser produzido nos blocos.

Texto extraído do Site: http://imirante.globo.com/noticias/2010/08/12/pagina250467.shtml. Acesso em: 12/08/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário