terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tsunami atinge Pacífico Sul e destrói ao menos uma vila em Samoa

Folha Online
Um forte terremoto provocou um tsunami no Pacífico Sul, entre Samoa e Samoa Americana, no começo da manhã desta terça-feira (final da tarde no horário de Brasília). Ao menos uma vila, nas proximidades de Ápia, capital de Samoa, sofreu graves danos, segundo informações da agência de notícias Associated Press. Não há informações sobre vítimas.

"Foi muito rápido. Toda a vila foi atingida", disse o neozelandês Graeme Ansell em entrevista a uma rádio, a partir de uma colina próxima de Ápia. "Não sobrou um prédio de pé. Todos nós escalamos colinas, e um dos nossos colegas quebrou uma perna. Haverá pessoas com muita necessidade por aqui", disse. Em Ápia, famílias deixaram as casas em busca de abrigo em locais mais altos ainda durante o tremor, que durou cerca de três minutos. Em Pago Pago, capital da Samoa Americana, o mar avançou cerca de cem metros logo após o terremoto, deixando carros atolados na lama, e as ondas ficaram, em média, 1,57 metro mais altas que o normal.
Em Fagatogo, a água chegou a invadir uma rodovia.

Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o terremoto ocorreu às 6h48 desta terça-feira (14h48 no horário de Brasília) e atingiu 7,9 graus na escala Richter e 8,3 graus na escala de momento. Alertas de tsunami foram imediatamente emitidos a Nova Zelândia, Samoa, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico. Em 26 de dezembro de 2004, um sismo de 9 graus gerou uma tsunami que castigou cerca de dez países banhados pelo Índico, causando 226 mil mortos, 170 mil deles na Indonésia.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u630869.shtml. Acesso em: 29/09/09, às 18:17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário